top of page

PROJETO ROTEIROS TURÍSTICOS GUAPI-MACACU 

O projeto PROJETO ROTEIROS TURÍSTICOS GUAPI-MACACU conta com apoio da Fundação Boticário e financiamento da TRÊ Investimento, através do Movimento Viva Água, que identificou no entorno da Baía de Guanabara três biorregiões com potenciais o desenvolvimento de negócios de impacto socioambiental que considerem os seguintes pilares: segurança hídrica; adaptação às mudanças climáticas; conservação da natureza; empreendedorismo sustentável. O Ação Socioambiental, atuante na biorregião de Guapi-Macacu e propondo o turismo de base comunitária como negócio sustentável a ser realizado nesta região, foi a instituição escolhida para realizar este negócio sustentável.  

As biorregiões possuem alto potencial turístico pela beleza cênica e diversidade biológica bastante conhecidas pelas unidades de conservação, trilhas e atividades de ecoturismo, mas também por atrativos turísticos culturais, históricos e gastronômicos. O desafio é organizar atores locais, criar roteiros que envolvam atrativos naturais e culturais com serviços voltados para os turistas e que envolvam economicamente a população e não apenas alguns comerciantes que já prestam serviços para a população de modo geral. Além disso, temos o desafio de trazer produtos e serviços que estão instalados no território, mas que ainda não estão na cadeia produtiva do turismo local. Por meio da Trilha de Engajamento do Turismo de Base Comunitário (TBC) estamos propondo que o turismo na região domina seu impacto no ambiente e seja percebido por moradores e usuários desse serviço como mais um atrativo que mais empreendedores se juntem ao grupo. 

O objetivo do projeto Roteiros turísticos Guapi-Macacu foi potencializar na região um desenvolvimento socioeconômico sustentável alinhado com os critérios do Movimento Viva Água Baia de Guanabara - MVAG. 

De acordo com o perfil das atividades e do perfil do público de visitação da região, idealizou-se um modelo de roteiro que incorporasse a diversidade de atrativos turísticos. O fomento do turismo na região através de um roteiro de atrativos turísticos visa dinamizar o turismo de base comunitária valorizando a cultura e a história local, incentivar os produtores locais, fortalecer as unidades de conservação, desenvolver e integrar o sistema de hospedagem, empreendimentos gastronômicos, atividades de ecoturismo e eco rural, assim como o turismo de experiência. O projeto utilizou um mecanismo de contrapartidas para que gere a implementação de boas práticas ambientais sustentáveis, direcionando o crescimento da região com viés de sustentabilidade. 

Os indicadores de impacto do projeto foram: 39 negócios entrevistados e engajados, uma pessoa da comunidade apoiando o processo, 46 turistas entrevistados no diagnóstico e 86 beneficiários diretos. 

20240401_184659393_iOS.jpg

O Instituto de Ação Socioambiental tem como objetivo engajar a sociedade na promoção da qualidade do ambiente para todos os seres vivos. ​

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube

Design by CONTICOM

© 2023 por Instituto de Ação Socioambiental.  

bottom of page